Yasumi e agora?
- Valéria Boscardin
- 29 de jul. de 2022
- 3 min de leitura

Semana passada conversei com algumas mães empreendedoras sobre o yasumi, que já vai começar, e algumas delas demonstraram muitas preocupações com seu trabalho e seu tempo, já que com as crianças em casa fica mais difícil de trabalhar.
Por já estar acostumada a essa vida de férias escolares e trabalho em casa, vou passar pra vocês o que eu costumo fazer.
1- Regras e acordos:
Meus filhos já são acostumados a essa vida de filhos de mãe empreendedora tanto quando eu, por isso eles já são acostumados com regras e acordos que foram aprimorados ao decorrer de seu crescimento, capacidade de compreensão e muitos testes.
Então, como eles vão receber lição de casa da escola, tem aula de reforço e ainda as aulas de português que não param nas férias, temos o acordo de que de manhã eles vão se dedicar a isso e eu dou suporte se for necessário.
Além disso, eles também tem suas tarefas domesticas obrigatórias para fazer.
Nesses períodos eles trabalham em suas obrigações e eu nas minhas, esse é o acordo. Claro que haverá alguns pedidos de ajuda e as vezes algumas brigas, afinal são crianças
Levem em consideração a idade de seus filhos e suas capacidades, uma criança menor será muito mais dependente. E uma criança que não esta acostumada a fazer nada sozinha, independente da idade, também vai levar um tempo maior para se acostumar a essa abordagem.
2- Atividades desafiantes.
Meus filhos gostam de desafio, talvez porque eu sempre gostei de fazer essas coisas com eles , então algumas vezes uso essas atividades para conseguir um tempinho de silencio ou concentração, já que eles ficam imersos tentando decifrar o enigma ou resolver o desafio.
Uso isso principalmente quando vou fazer reunião, mas nesse caso as vezes libero o vídeo game também, com algumas regras.
3- Cumprir com a sua parte do acordo.
Sempre, em qualquer tipo de acordo e negociação, se você não cumpre com a sua parte, você perde a credibilidade. E com as crianças não é diferente.
Todo acordo deve ser respeitado e se seus filhos estão fazendo a parte deles e você não cumpre a sua, eles vão deixar de cumprir também e não vai adiantar nada você chamar a atenção, brigar e gritar. Eles vão seguir o seu exemplo.
4- Horários e rotina.
E por último, mas não menos importante, ter uma rotina com horários definidos ajuda de mais a vida das mães empreendedoras.
Ter horário para as lições de casa, para as tarefas domesticas, para jogar e brincar, para ficar com a mamãe e para dormir é sempre muito importante tanto para estabelecer o acordo como também para te ajudar a definir os seus horários de trabalho, dessa forma você sabe o que e quando poderá fazer.
Para algumas amoras essas atividades pode parecer robótica mas, saiba que todas elas ajudam a desenvolver muitas características educacionais no caráter da criança e prepara para a vida adulta.
Essa é a minha experiência como mãe empreendedora, o meu conselho para você é:
- Se planeje com antecedência,
- escolha e determine junto com seus filhos os horários e atividades que serão feitos no seu acordo,
- leve em consideração sua idade e capacidades,
- tenha paciência e lembre-se sempre que logo eles vão voltar pra escola.
Tudo nas nossas vidas vale a pena ser feito um planejamento para nos direcionar e nos ajudar, se você tem dificuldades ou não sabe fazer um, me segue no Instagram que te ensino.
Comments