O poder da escrita - Por Daiane Yoko
- Valéria Boscardin
- 21 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Havia um homem sentado no meio de uma das praças mais movimentadas de Nova York.
Ao seu lado uma placa com os dizeres:
Tenho deficiência visual, por favor me ajude com uma contribuição.
E ao lado da placa, um chapéu com algumas moedas.
Um copywriter observando aquela cena, chegou ao lado da placa, virou ao contrário e reescreveu a mensagem:
É primavera em Nova York.
As flores estão desabrochando em multicores, dando a vida a uma cidade cinza.
Mas infelizmente, eu não posso vê-las.
O copywriter colocou a placa novamente ao lado do chapéu e minutos depois, pessoas começaram a se aproximar do chapéu e deixaram suas contribuições.

Esse é o poder das palavras certas.
Nós seres humanos, somos movidos e captados pelas emoções, para só então, pararmos para dar razão às nossas ações e escolhas.
No processo de compra é a mesma lógica, e o copywriting nada mais é do que escrever para vender alguma coisa, ou motivar algum tipo de ação.
Meu nome é Daiane Yoko, sou copywriter, vulgo escritora publicitária e faço minhas clientes venderem mais seus produtos e serviços através das palavras certas enquanto fortalecem suas marcas.
Atuo nessa área há 2 anos e hoje tenho minha agenda lotada, um modelo de negócios de agência de Copy e sou mentora de mulheres que querem viver bem da escrita.
O convite para escrever para esse blog foi pensando em trazer um pouco da realidade da minha profissão, considerando que moro no Japão e escrevo para brasileiras, e para que você possa ter um panorama geral de como é trabalhar com a escrita na língua portuguesa.
O mercado digital abriu muitas oportunidades para os trabalhos remotos, e meu modelo de negócios hoje é totalmente online, ou seja, eu poderia morar no Brasil se quisesse, ou em qualquer outro lugar do mundo, mas eu amo morar no Japão.
Com certeza a melhor parte de trabalhar online, é poder remanejar seus horários de acordo com suas responsabilidades.
Eu como escritora, tenho uma rotina e tenho os horários que prefiro escrever, então tento sempre executar as tarefas de escrita dentro desses horários estabelecidos.

Busco meu filho mais novo na escola às 14:30 horas, posso agendar médico e dentista a qualquer hora do dia, e posso simplesmente viajar no meio de uma semana se quiser.
Tudo isso parece maravilhoso, né? E realmente é. Mas como tudo na vida, existe um preço a ser pago para a construção de uma vida assim.
A habilidade de escrever bem, é uma das raras habilidades que poucos brasileiros têm. Pense um pouco nas pessoas que você conhece.
Quantas pessoas conseguem escrever um texto coerente, claro, bem escrito, com as ideias claras? Não muitas, acredito.
Isso acontece porque escrever bem é uma habilidade que demora muito para ser desenvolvida, e que para se tornar razoável, você precisa ler e escrever muito TODOS OS DIAS.
E sabemos que poucos brasileiros se interessam por essas atividades. Para alguns, isso beira o insuportável.
Mas mesmo sendo uma habilidade difícil de encontrar, ainda vemos muitos profissionais de escrita que mal conseguem pagar suas contas.
E minha tese para explicar isso é: não basta apenas ter a habilidade técnica, quando falamos de resultados financeiros, estamos falando também de habilidades sociais, pessoais e de comunicação.
É um conjunto e assim como em qualquer profissão, só saber a técnica não garante que você tenha sucesso ou seja bem remunerado por isso.
Nesses 2 anos com meu negócio próprio, mas já tendo coordenado equipes grandes de pessoas dentro de empresas, eu posso te garantir que falta o básico para a maioria dos profissionais:

Comprometimento com prazos;
Entrega de qualidade;
Atendimento rápido;
Comunicação clara;
Entre outros.
Se ocupe em desenvolver essas outras habilidades e dificilmente você não terá bons resultados na área de escrita.
O copywriting te permite pegar projetos de todos os tipos e tamanhos, e você consegue oferecer resultados para os seus clientes, o que torna a profissão tão bem remunerada se você souber aproveitar.
Hoje eu me sinto muito completa e realizada na minha profissão, e quero que outras mulheres também possam se sentir assim através das atividades de escrita.
Apesar de ser uma profissão que exige muito mentalmente, você pode criar um modelo de negócios que te permite trabalhar poucas horas no dia, e ter mais tempo para outras atividades.
Sem contar que estamos aprendendo coisas novas e tendo ideias novas todos os dias e isso é muito revigorante.
Se você ama ler e escrever, e busca uma profissão que paga muito bem, considere o Copywriting como uma opção.
Escolha um bom mentor, leia e escreva todos os dias e desenvolva suas outras habilidades pessoais, e em pouco tempo estará colhendo bons frutos disso.
Um abraço.
Daiane Yoko.

Daiane Yoko
Copywriter, empreendedora e mãe
Instagram:
Todo mundo precisa de um pouco do dom de copywriter para viver porque comunicação é primordial seja para evitar mal entendidos ou para "vender seu peixe". Amei o texto!! Obrigada!